terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mês da Bíblia


“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra”                            (2Tim 3,16-17)

O mês de setembro é celebrado pela Igreja Católica, como o mês da bíblia. Este mês foi escolhido porque dia 30 de setembro é o dia de São Jerônimo, o tradutor da Sagrada Escritura do hebraico e grego para o latim (língua que na época era falada e usada na liturgia).
A Bíblia é a Palavra Viva de Deus e é por ela que conhecemos os mistérios de Deus, pois ela nos revela o projeto de Deus para o mundo e é a fonte para que possamos crescer na fé e na caridade. Uma vez que “As coisas reveladas por Deus, contidas e manifestadas na Sagrada Escritura, foram escritas por inspiração do Espírito Santo.” (Concílio ecumênico Vaticano II; Dei Verbum  11).
Ainda nesse concílio, lemos que “[...] a Sagrada Escritura deve ser lida e interpretada com o mesmo espírito com que foi escrita, não menos atenção se deve dar, na investigação do reto sentido dos textos sagrados, ao contexto e à unidade de toda a Escritura, tendo em conta a Tradição viva de toda a Igreja e a analogia da fé. [...]”(Dei Verbum 12).
O mês da bíblia serve para refletirmos sobre a importancia da Palavra em nosso dia a dia, mas, nós, cristãos, devemos ter a leitura e a meditação da Sagrada escritura, como meio de conhecer melhor o nosso Senhor, e assim, transformar todos os meses em “mês da bíblia”.

0 comentários:

Postar um comentário