quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agosto, o mês das vocações


Seja para ser catequista, constituir uma família, ser sacerdote ou religioso, todos nós temos uma vocação e o mês de agosto é dedicado à reflexão sobre esses chamados de Deus. Inicialmente, temos a vocação fundamental e a vocação especifica, sendo a vocação fundamental o começo de tudo, o chamado que todos nós recebemos: Ser Cristão, de ser Igreja.
A vocação Especifica (como o próprio nome já diz) é aquele chamado de Cristo feito a cada pessoa em particular,  a maneira própria de como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental, como leigo, sacerdote ou religioso. 
Antes o Mês Vocacional era tido como celebração a partir das seguintes referências: o 1º Domingo: “Dia do Padre”; o 2º Domingo: “Dia dos Pais”; o 3º Domingo: “Dia das Religiosas”; e o 4º Domingo: “Dia dos Catequistas”. Com a indicação da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, reelabora-se esta distribuição nos domingos, ampliando a dimensão eclesiológica da vocação. Ficou assim estabelecido:
1º Domingo celebramos a Vocação dos Ministros Ordenados ;
2º Domingo celebramos a Vocação da Vida em Família (em sintonia com a Semana Nacional da Família);
3º Domingo celebramos a Vocação da Vida Consagrada;
4º Domingo celebramos a Vocação dos Ministros Não Ordenados (todos os cristãos leigos e leigas). 
(comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida consagrada)

Como cristãos, devemos sempre nos questionar sobre nossa vocação e vida cristã. Sem dúvida, o mundo precisa de doutores e de teólogos, mas precisa acima de tudo de pessoas que vivam sua fé. Neste mês em que à Igreja nos convida a refletir sobre nossa vocação, somos convidados a pensar sobre que valor damos a nossa vida e a vida de todos. Sem dúvida, faz muito sentido refletir sobre como cada um vive em família, na comunidade, na Igreja e em sua missão específica no mundo.


0 comentários:

Postar um comentário