terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dá-me Senhor Deus


Que eu chegue a Ti, Senhor,
Por um caminho seguro e reto;
Caminho que não se desvie
Nem da prosperidade nem da adversidade,
De tal forma que eu Te dê graças
Nas horas prósperas e nas adversas,
Conserve a paciência,
Não me deixando exaltar pelas primeiras
Nem abater pelas outras.

Que nada me alegre ou entristeça,
Exceto o que me conduza a Ti
Ou que de Ti me separe.

Que eu não deseje agradar
nem receie desagradar senão a Ti.
Tudo o que passa torne-se desprezível
A meus olhos
Por Tua causa, Senhor,
e tudo o que Te diz respeito me seja  caro,
mas Tu, meu Deus, mais do que o resto.

Qualquer alegria sem Ti me seja fastidiosa,
E nada eu deseje fora de Ti.
Qualquer trabalho, Senhor,
Feito por Ti me seja agradável
e insuportável aquele de que estiveres ausente.

Cincede-me a graça
de erguer continuamente o coração a Ti
e que, quando eu caia, me arrependa.
torna-me Senhor meu Deus, obediente,
pobre e casto;
paciente, sem reclamação; humilde,
sem fingimento;
alegre, sem dissipação; triste, sem abatimento;
reservado, sem rigidez; ativo, sem leviandade;
animado pelo temor, sem desânimo;
sincero, se duplicidade;
fazendo o bem sem presunção;
corrigindo o próximo sem altivez;
edificando-o com palavras e exemplos,
sem falsidade.

Dá-me, Senhor Deus,
Um coração vigilante,
Que nenhum pensamento curioso
Arraste para longe de Ti;
Um coração nobre
Que nenhumaafeição indigna debilite;
Um coração reto
Que nenhuma intenção equívoca desvie;
Um coração firme,
Que nenhuma adversidade abale;
Um coração livre,
Que nenhuma paixão subjugue.
Concede-me Senhor meu Deus,
Uma inteligência que Te conheça,
uma vontade que Te busque,
uma sabedoria que Te encontre,
uma vida que Te agrade,
uma perseverança que Te espere com confiança
e uma confiança que Te possua, enfim.
Amém.

(Santo Tomás de Aquino)

0 comentários:

Postar um comentário