sábado, 7 de janeiro de 2012

Qual é o papel da música na Liturgia?


A paz de Cristo e o amor de Maria a todos!
Você sabe por que há musica nas celebrações litúrgicas?


“O canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais significativa por ‘estarem intimamente ligados à ação litúrgica’, segundo três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembléia nos momentos previstos e o caráter solene da celebração. Participam assim da finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis” ( CIC- 1157).

Até hoje, não conheci ninguém que diga: “não gosto de musica”. Pode ser o ritmo que for, mas sempre existe pelo menos um estilo de musica que nos toca, nos acalma, nos alegra, ou que simplesmente reflete nossos sentimentos. Na missa, a musica contribui para engrandecer os momentos da celebração, cujo centro é Jesus Cristo. Cada musica, tem que estar dentro do contexto da celebração : o tempo litúrgico (Advento, Natal, Páscoa, etc.); tipo de celebração (Batismo, sacramento do crisma, do batismo da eucaristia, matrimonio, etc.).

"A música sacra será tanto mais santa quanto mais intimamente estiver ligada à ação litúrgica, quer exprimindo mais suavemente a oração, quer favorecendo a unanimidade, quer, enfim, dando maior solenidade aos ritos sagrados" (Concílio Vaticano II, capítulo VI) http://www.pime.org.br/mundoemissao/teologiamissa.htm


0 comentários:

Postar um comentário